12.13.2005

Eles vão dominar o mundo

Esses dias cheguei à uma conclusão sobre os gaúchos. Tá, eu sempre lembro que eu sou suspeita nisso, mas dessa vez me admito menos merecedora de tal desonfiança pois trago um exemplo que vem de fora de casa. Fui num vento bem bacana da Abril em que eles apresentaram ao mercado publicitário uma pesquisa muito - muito mesmo - interessante sobre as tendências de consumo dos jovens. Foi uma pesquisa do caralho, muito bem feita. Os caras da Box1824, empresa que realizou o trabalho, dividiram os jovens em alfas e betas, respectivamente os ditadores de tendências e os que as propagam, em ambos dos casos, tratam-se de jovens formadores de opinião entre 9 e 22, se não me engano, de Sâo Paulo (capital), Rio (capital) e Ribeirão Preto. Além das pesquisas normais, de conversar com o público-alvo, eles fazem o que chamam de "imersão" na vida esses jovens, indo com eles à escola, casa e balada. Depois de "íntimos" das figuras - isso era possível, a meu ver, graças a proximidade etária entre os entrevistados e entrevistadores (o mais velho da empresa tem 25 anos, o Ronnie) -, eles iam com as câmeras e colhiam os depoimentos que foram apresentados no evento. Enfim, não vou colocar aqui o conteúdo da pesquisa. Só digo que eles chegaram à dez tendências mais marcantes entre esses jovenzinhos consumistas e imediatistas e, se quiser saber mais, leia Meio&Mensagem. Fiquei sabendo que uma repórter aí fez uma matéria bem legal sobre o assunto.

Enfim, eu fiquei encantada, como diria um colega de trabalho, com a pesquisa dos "jovens" da Box. Quantas idéias bacanas, quanta ousadia, quanta coisa moderna e atual, desenvoltura e mais uma dose de ousadia eles tiveram. E também por isso eles estão tão bem no mercado. Têm feito pesquisas pra diveeersas empresas, dentro e fora do Brasil. Ah, eles prestam consultoria de tendências pra Melissa.

E são gaúchos.
Não digo mais nada. Só que eu realmente acho que uma hora dessas eles dominam mesmo o mundo.

1 Comentários:

Às 4:58 PM, Blogger L. R. Bessel disse...

Na visão deles próprios, os gaúchos já dominam o mundo :-). Isso desde que o primeiro gaúcho passou a se chamar gaúcho. O problema é a concepção de mundo, que termina nas fronteiras com Uruguai, Argentina, Santa Catarina e Oceano Atlântico :-).

 

Postar um comentário

<< Home

Site Meter