2.14.2005

De pais para filhos

Nesses últimos tempos, acabei descobrindo músicas super bonitinhas que foram escritas pelo pai (ou mãe, obviamente), pensando em seus filhos.

Uma delas se chama "Oito Anos", de autoria da Paula Toller, do Kid Abelha. Eu conheci a música na voz da Adriana Partimpim (pseudônimo da Calcanhoto), no seu lindíssimo trabalho destinado ao público infantil, que com certeza agrada muito também aos mais velhos, como muito me cativou. As músicas do CD são fofíssimas e a Adriana coloca a sua personalidade em canções de Adrnaldo Antunes e até Claudinho e Buchecha. Mas outro dia falo sobre o disco. Voltemos à música.

Segundo a intérprete, Paula Toller reúne nessa letra várias perguntas que seu filho, Gabriel, já lhe havia feito. Dêem uma olhada (entre parênteses estão os meus humildes comentários):

OITO ANOS
Paula Toller / Dunga

Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa "Impávido Colosso"? (ótima pergunta, aliás!)
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem
Por que os dedos murcham
Quando estou no banho
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos
Well, well, well
Gabriel...
Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a Terra roda
Por que deitar agora (essa é fatal na infância)
Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta (hahahaha óóótima!)
Por que o tempo passa
Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre (eu, com 19 anos, também queria uma boa resposta pra essa...)
Do qué é feita a nuvem
Do qué é feita a neve
Como é que se escreve
Reveillón
Well, well, well,
Gabriel...

Só comentei as perguntas porque as respostas são extremamente complexas, eu ficaria dias e dias aqui até responder de maneira que com certeza não deixaria o Gabriel satisfeito.

Fofíssima, né?

Tem outra. Essa eu conheço há mais tempo, mas só esses dias soube o porquê dela. É do Nando Reis (sim, tem a ver com o DVD do Nando Reis e os Infernais Ao Vivo MTV que eu ganhei há algum tempo), se chama "O Mundo é bão Sebastião". O título, que é também o refrão, é uma expressão muito utilizada pela mãe do Sebastião (filho do Nando) quando ele chorava. A partir disso, ele fez a letra também colocando alguns questionamentos do filho, assim como pequenas idéias do imaginário infantil, que eu imagino terem feito parte do cotidiano do Sebastião. É uma letra também muito legal.

O Mundo É bão, Sebastião
Nando Reis


Por que o Sol saiu
Por que seu dente caiu
Por que essa flor se abriu
Por que iremos viajar no verão
Por que aqui o mundo não será cão

Quando o Goodzila atacar
Quando essa febre baixar
Quando o mamute voltar
Descongelado a caminhar na Sibéria
Quando invento, o mundo é feito de idéias

O mundo é bão, Sebastião
O mundo é bão, Sebastião
O mundo é bão, Sebastião
O mundo é teu, Sebastião

Como escrever certo o seu nome
Como comer se der fome
Como sonhar pra quem dorme
E deixa o cansaço acalmar lá em casa
Como soltar o mundo inteiro com asas
Tiranossauro Rex tião
Dentro dos seus olhos virão
Monstros imaginários ou não

Por forte somos todos os infernais

E agora eu vivo em paz

O mundo é bão, Sebastião
O mundo é teu, Sebastião
O mundo é bão, o mundo é bão

Tá aí as indicações. Curtam, vale a pena. ;-)

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

Site Meter