1.15.2006

Passarelas ampliadas

Enquanto estamos cozinhando neste calor, a moda começa a conspirar seu inverno de 2006. O Fashion Rio, um dos principais eventos do setor no País abriu a temporada, que inclui ainda Couromoda, que começa nesta segunda, e o Calendario Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week. O nome completo é feio, mas trata-se da famigerada São Paulo Fashion Week, que atrai compradores nacionais, jornalistas tupiniquins e outros de publicações importantes como Bazaar, GQ e tantas outras do exterior.

A moda mudou muito nos últimos dez anos e na verdade continua no topo de suas mudanças. Com a chegada de mios de comunicação cada vez mais ágeis, a moda começa a entrar no setor. A SPFW traz novidades a esse respeito. Diferenciais esses que me deixaram, em especial, muito feliz. O evento, que já é o maior da América Latina em seu setor, está com um ar cada vez mais profissional. Com a contratação da esperta Ag_407, a Luminosidade, empresa que organiza a semana de moda, dá ao SPFW um novo direcionamento para os próximos dez anos. A visão do evento como um provedor de conteúdo de moda faz total diferença nesta edição e com certeza vai mudar seus rumos para o futuro.

A SPFW traz também ao seu plano parte importante da cadeia de moda: os lojistas e compradores. Novas edições do evento contemplarão esse público tão importante para o crescimento do segmento no Brasil e para o mundo. Já o Fashion Rio está de olho nisso há tempos e, neste mês, realizou a 7a. edição do Fashion Business, feira de negócios de moda em que estilistas, a indústria da moda e compradores se encontra, para fazer negócios. Encontro que é, sem dúvida, vital para o crescimento deste mercado, para o qual Paulo Borges é muito otimista. O "dono" da SPFW afirma que em poucos anos a moda verão brasileira será a mais importante do mundo. Eu, com minha humilde visão do mercado, espero poder presenciar tal fato logo!

Falando em Fashion Rio, o evento deixou de monopolizar a trupe carioca e há algum tempo abriu-se a estilistas de todo o País. Acompanhei, mesmo que virtualmente, desfiles bem bacanas de mineiros e paulistanos por lá. Inclusive novatos cheios de criatividades, inspiração essa discutível num aspecto: seria inovação demais simplesmente para fazer mídia?

Num outro campo, a Couromoda é um dos eventos mais importantes do setor coureiro-calçadista e tem crescido de maneira a chamar muita atenção de quem presta atenção neste mercado. Apenas nesta 33a. edição, a feira calcula o investimento de R$ 40 milhões. É muita grana, que vem que diversas impresas de calçados genuinamente brasileiras, que, por sinal, sofreram um bocado neste ano pela diminuição nas exportações, graças à avassaladora entrada de produtos chineses à preço de banana em diversos mercados em que o Brasil levava seus produtos.

Enfim, escrevi tudo isso porque estou muito animada com todos esses eventos e com o grau de profissionalização que eles estão atingindo. Cada vez mais patrocinadores, cada vez mais investimento, cada vez mais público. E eu concordo com a Lilian Pacce, apresentadora do GNT Fashion, que afirma veementemente que todo mundo se interessa por moda. Sem dúvida. E não só por uma questão de gosto. A moda é uma maneira de se sentir seguro onde quer que se está. É uma questão de postura perante o mundo, seja lá quem estiver nele, de como se quer fazer parecer diante dos outros, a sua mensagem.

Bem, o que é ou não é a moda é uma questão pra outro post. Aliás, questão essa sobre a qual muita gente discorre muito melhor que eu. Vide Glorinha Kalil, que fala nisso com tanta propriedade há anos.

Mas ao final, fica aquela eterna quase-auto-promoção: Quem quiser saber um pouco mais desses eventos por uma perspectiva de mercado e propaganda, vá até esse site legal ou compre este jornal,também muito legal, aproveite e, se quiser, comente.

See you on the runaway. ;-)

P.S.: Na foto, a bela Raica Oliveira no desfile da marca paulistana TNG. Sim, aquela que uma vez levou a avó num lindo desfile da M.Officer. Continua sem saber quem é? Trata-se da nova namorada de Ronaldinho, o ex-Cicarelli. ;-)

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

Site Meter